Dúvidas

Dúvidas Frequentes

Como faço para me cadastrar?
O cadastro dos candidatos é realizado no momento da inscrição. De uma forma bem simples, a inscrição se resume em dois momentos: no primeiro momento a pessoa informa seus dados pessoais (cadastro); no segundo, ela escolhe qual vaga deseja concorrer (aplicação). Para se inscrever, basta acessar o botão “inscreva-se” e seguir os passos solicitados pelo sistema. É possível encontrar esse botão em diversos lugares do site: no canto superior direito; nos cards dos respectivos certames (página inicial do site nossorumo.org.br) e na última coluna da “tabela de cargos” (acesso pelo “menu/início/tabela de cargo” ou pelo “campo de pesquisa” ou nos cards dos respectivos certames, através do botão “vagas”).


Meu cadastro está errado, como e quando posso realizar minha correção cadastral?
Depois da inscrição é possível entrar na área logada do candidato e acessar o cadastro. No entanto existe uma data específica para realizar a “correção cadastral”. Essa data está dentro dos prazos estabelecidos em edital, na seção “cronograma”. O “cronograma” de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição). No prazo estabelecido no “cronograma”, basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, acessar a opção “cadastro” no menu e alterar o eventual campo que necessita.


Na correção cadastral posso alterar qualquer dado?
Apenas um campo não pode ser alterado na correção cadastral, o de CPF. Os demais podem ser alterados livremente, desde que seja dentro do prazo previsto no “cronograma”. O cronograma de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).

O que é conteúdo programático?
“Conteúdo programático” é uma seção do “edital de abertura” aonde são descritos todas as matérias, assuntos e conhecimentos exigidos na “prova objetiva”. É a partir deste item que os candidatos sabem o que estudar. Diante disso, é importante ressaltar que o “edital de abertura” está disponível nos cards dos respectivos certames (no botão “publicações”, na página inicial do site nossorumo.org.br) e dentro da área logada do candidato (na seção “publicações” de cada inscrição).


Onde encontro o conteúdo programático de um cargo específico?
O “edital de abertura” está disponível nos cards dos respectivos certames (no botão “publicações”, na página inicial do site nossorumo.org.br) e dentro da área logada do candidato (na seção “publicações” de cada inscrição).


Todo o conteúdo programático tem uma bibliografia?
Não, inclusive o Instituto Nosso Rumo defende que essa não é uma boa prática na grande parte dos casos. Especificar uma bibliografia, além de enviesar o candidato, limita a capacidade de avaliar o domínio do assunto da pessoa e o seu conhecimento global do eventual assunto em questão.

O que é cronograma?
“Cronograma” é uma tabela que relaciona os prazos e as datas gerais do certame. Portanto, se o candidato precisar conferir o prazo de alguma fase em específico, o “cronograma” é onde essas datas estão disponíveis. Cada projeto tem o seu “cronograma” e pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).


Onde encontro o cronograma do certame?
Cada projeto tem o seu “cronograma” e pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).


As datas do cronograma podem sofrer alteração?
Normalmente as datas previstas no “cronograma”, permanecem as mesmas do início ao final do certame. Porém, por menor que seja, existe sim a possibilidade de alguma data sofrer alteração. No entanto, quando isso acontece, é publicado um “edital de retificação”, descrevendo qual data foi modificada, além da atualização do “cronograma”. Um eventual “edital de retificação” fica disponível nos cards dos respectivos certames (no botão “publicações”, na página inicial do site nossorumo.org.br) e dentro da área logada do candidato (na seção “publicações” de cada inscrição).

O que é homologação?
Em um certame existem diversas fases como: inscrição, prova objetiva, resultado da prova objetiva etc... são várias, e dentre elas está o resultado final, a última dessas etapas. Só quando todas as fases se encerram é que o certame pode ser homologado. Portanto homologação é a confirmação de todas as etapas e a oficialização do término do concurso ou processo seletivo.


Onde e quando é publicada a homologação?
A homologação é publicada oficialmente pela idealizadora do certame, mas nós do Instituto Nosso Rumo também disponibilizamos esse documento. No nosso site, o “edital de homologação” está disponível nos cards dos respectivos certames (no botão “publicações”, na página inicial do site nossorumo.org.br) e dentro da área logada do candidato (na seção “publicações” de cada inscrição). É importante ressaltar que a homologação é realizada no final de cada projeto, por isso, ela varia de certame para certame. A data precisa desse evento é estabelecido em edital, na seção cronograma. O “cronograma” de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).


O que faço depois da homologação?
Após a homologação o candidato precisa aguardar a sua respectiva convocação. O Instituto Nosso Rumo, como organizadora, guia o candidato até exatamente este ponto, publicando o edital de convocação. No entanto, da convocação em diante, a idealizadora do concurso é quem assume e é responsável. O “edital de convocação” está disponível nos cards dos respectivos certames (no botão “publicações”, na página inicial do site nossorumo.org.br) e dentro da área logada do candidato (na seção “publicações” de cada inscrição). Vale ressaltar que esse documento só estará disponível a partir do dia previsto no cronograma. O cronograma de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).

Onde faço a inscrição?
Basta acessar o botão “inscreva-se” e seguir os passos solicitados pelo sistema. É possível encontrar esse referido botão em diversos lugares do site: no canto superior direito; nos cards dos respectivos certames (página inicial do site nossorumo.org.br) e na última coluna da “tabela de cargos” (acesso pelo “menu/início/tabela de cargo” ou pelo “campo de pesquisa” ou nos cards dos respectivos certames, através do botão “vagas”).


O que faço após a inscrição?
O primeiro passo após a inscrição é conhecer a área logada do candidato. Caso ainda não esteja logado(a), basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, escolher a inscrição desejada e conferir todas as funcionalidades disponíveis. Efetue o pagamento a partir do botão “boleto/pix”, confira todas as datas e prazos em “cronograma”, envie todos eventuais documentos pendentes na seção “envio de documentos”, leia todos os editais disponíveis em “publicações” e conforme o andamento do certame acesse “provas e gabaritos”, “locais de provas”, “recursos” e “resultados”.


Posso fazer mais de uma inscrição por certame?
Pode sim. É possível fazer diversas inscrições no certame, no entanto, apenas os que não possuírem pendências serão considerados efetivados. Vale ressaltar também que, embora seja possível realizar diversas inscrições, uma pessoa só pode realizar uma prova por período.


Quais as inscrições abertas?
É possível encontrar os certames com inscrições abertas na página inicial do site nossorumo.org.br, na seção certames em andamento. O card desses respectivos certames terá uma flâmula no canto superior esquerdo com a descrição “inscrições abertas”. Além disso, é possível encontrar as inscrições abertas na primeira coluna na “tabela de cargos” (acesso pelo “menu/início/tabela de cargo” ou pelo “campo de pesquisa” ou nos cards dos respectivos certames, através do botão “vagas”).


Como faço para ter acesso à estatística de inscritos?
Basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, escolher a inscrição desejada e clicar no botão “estatística”.

O que é isenção? O que é redução?
“Isenção” é um benefício que elimina o custo de inscrição, enquanto “redução” é um benefício que diminui o custo de inscrição. Tanto um quanto o outro, só é aplicado às pessoas que cumprirem uma série de exigências dentro dos prazos estabelecidos em “edital de abertura”. O “edital de abertura” está disponível nos cards dos respectivos certames (no botão “publicações”, na página inicial do site nossorumo.org.br) e dentro da área logada do candidato (na seção “publicações” de cada inscrição). Lembrando que nem todos os certames oferecem a categoria “isenção” e/ou “redução”.


Como solicitar isenção ou redução do valor da inscrição?
É possível solicitar “isenção” ou “redução” no momento da inscrição, na seção “questões adicionais”. Além disso, é necessário cumprir uma série de exigências dentro dos prazos estabelecidos em “edital de abertura”. O “edital de abertura” está disponível nos cards dos respectivos certames (no botão “publicações”, na página inicial do site nossorumo.org.br) e dentro da área logada do candidato (na seção “publicações” de cada inscrição). Lembrando que nem todos os certames oferecem a categoria “isenção” e “redução”.


Como verificar se o meu pedido de isenção ou redução foi aceito?
Basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, escolher a inscrição desejada, clicar em “envio de documentos” e conferir o status da sua solicitação. Além disso, no caso da isenção, é possível checar o status da “situação da inscrição”, descrito no cabeçalho da tela. Se o status for “Efetivado”, sua solicitação efetuada com sucesso.


Por que a opção para solicitar isenção e/ou redução não aparecem para mim?
Verifique se o certame possui essas categorias previstas em “edital de abertura”, pois se elas não forem descritas não aparecerão como uma opção. Além disso, confira se o prazo para solicitar esses benefícios já encerraram, pois existe uma data limite para isso. Esses prazos podem ser checados no cronograma, que por sua vez pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição). Já o “edital de abertura” está disponível nos cards dos respectivos certames (no botão “publicações”, na página inicial do site nossorumo.org.br) e dentro da área logada do candidato (na seção “publicações” de cada inscrição).

Como faço para saber o local de aplicação das provas?
O horário e o local das provas são divulgados na seção “locais das provas”. Para chegar até lá basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, escolher a inscrição desejada, apertar o botão “locais das provas” e encontrar a fase desejada. Vale ressaltar que o horário e o local das provas só estarão disponíveis a partir do dia previsto no cronograma. O cronograma de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).


Por que os locais das provas não são divulgados desde o início do certame?
Porque é necessário saber a quantidade de candidatos inscritos, para distribuí-los por salas. Apenas após o encerramento das inscrições, é possível conhecer quantas pessoas se inscreveram para cada cargo e saber qual escola tem a capacidade de suportar cada um desses grupos da melhor forma possível.


O meu local da prova não confere com o que pesquisei na internet, e agora?
Entre em contato com nosso time de suporte pelo e-mail candidato@nossorumo.org.br ou através do chamado, informando seu nome completo, certame, cargo e número da inscrição. Explique que o local da prova não confere com o pesquisado na internet. Para abrir um chamado basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, acessar o botão “chamados” no menu e seguir os passos solicitados pelo sistema.


Meu local de prova é muito distante de onde eu moro, é possível uma alteração?
Os locais de provas são definidos a partir da disponibilidade das escolas e levando em consideração o melhor custo benefício para a maioria dos candidatos. Portanto, no momento da divulgação, já foram estudados diversos cenários, e escolhido o que melhor atende a maior quantidade de candidatos possível. Se você faz parte da pequena parte, é recomendável que planeje bem o seu dia da aplicação. Defina o meio de transporte que utilizará e chegue com antecedência.

Quais as formas de pagamento e onde posso realiza-los?
As formas de pagamento oferecidas pelo Instituto Nosso Rumo são boleto e pix. O pagamento pode ser realizado em qualquer rede bancária (inclusive por aplicativo), casas lotéricas e seus correspondentes.


Como sei que meu pagamento foi efetuado?
Basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, escolher a inscrição desejada e conferir o status da “situação da inscrição”, descrito no cabeçalho da tela. Se o status for “Efetivado”, seu pagamento foi efetuado com sucesso. Vale ressaltar que por conta da conciliação bancária, alguns status precisam de dois dias após o pagamento para serem atualizados.


Realizei o pagamento, mas o status do sistema mostra que ainda não paguei, e agora?
Entre em contato com nosso time de suporte pelo e-mail candidato@nossorumo.org.br ou através do chamado, informando seu nome completo, certame, cargo e número da inscrição. Anexe o comprovante de pagamento nesse envio e explique que no status ainda não consta a efetivação do pagamento. Vale ressaltar que por conta da conciliação bancária, alguns status precisam de dois dias após o pagamento para serem atualizados, portanto é recomendado que aguarde esse período. Para abrir um chamado basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, acessar o botão “chamados” no menu e seguir os passos solicitados pelo sistema.


Como faço para emitir a 2ª via do boleto?
Basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, escolher a inscrição desejada, apertar o botão “boleto/pix” e imprimir a 2ª via do boleto.


Qual é a data máxima de pagamento da inscrição?
A data máxima para o pagamento varia de certame. No entanto esse prazo é estabelecido em edital, na seção cronograma. O cronograma de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).

O Instituto Nosso Rumo disponibiliza provas dos certames passados, ou apostilas?
Não, pois acreditamos que essa não é uma boa prática. No entanto, recomendamos que os candidatos baseiem seus estudos pelo conteúdo programático descrito no “edital de abertura”. O “edital de abertura” está disponível nos cards dos respectivos certames (no botão “publicações”, na página inicial do site nossorumo.org.br) e dentro da área logada do candidato (na seção “publicações” de cada inscrição).


Onde e quando recebo o gabarito da prova?
É possível conferir o gabarito de uma prova, dentro da área logada do candidato. Para tanto, basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, escolher a inscrição desejada, apertar o botão “provas e gabaritos” e clicar no gabarito desejado. Os gabaritos das provas são divulgados nos prazos estabelecidos em edital, na seção cronograma. O cronograma de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).


Qual a data da prova?
As datas das provas estão dentro dos prazos estabelecidos em edital, na seção cronograma. O cronograma de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).


Qual o horário e local da prova?
O horário e o local das provas são divulgados na seção “locais das provas”. Para chegar até lá basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, escolher a inscrição desejada, apertar o botão “locais das provas” e encontrar a fase desejada. Vale ressaltar que o horário e o local das provas só estarão disponíveis a partir do dia previsto no cronograma. O cronograma de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).

O que é recurso?
É um mecanismo de defesa oferecido ao candidato. É a oportunidade que ele tem de solicitar revisão e/ou correção, por alguma eventual violação das regras estabelecidas em edital.


Quais tipos de recursos existem? Em que momento posso abrir um recurso?
Existem diversos tipos de recursos, como: recurso do gabarito, recurso do resultado provisório, recurso do resultado final e etc... são vários, e eles variam conforme o certame. Para saber todos os recursos previstos é necessário ler o “edital de abertura”. O “edital de abertura” está disponível nos cards dos respectivos certames (no botão “publicações”, na página inicial do site nossorumo.org.br) e dentro da área logada do candidato (na seção “publicações” de cada inscrição). Os recursos devem ser abertos dentro dos prazos estabelecidos em edital, na seção cronograma. O cronograma de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).


Como abro um recurso?
Dentro do prazo estabelecido no cronograma, basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, escolher a inscrição desejada, apertar o botão “recursos”, ir até o recurso desejado, clicar no símbolo “+” e seguir os passos solicitados pelo sistema. O cronograma de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma”).


Onde e quando recebo a resposta do recurso?
É possível conferir a resposta de um eventual recurso aberto, dentro da área logada do candidato. Para tanto, basta acessar o botão “minha área” (canto superior direito), inserir seu cpf e senha, clicar em “entrar”, escolher a inscrição desejada, apertar o botão “recursos”, ir até o recurso aberto e clicar no ícone em formato de martelo. As respostas dos recursos são divulgadas nos prazos estabelecidos em edital, na seção cronograma. O cronograma de cada projeto pode ser acessado: nos cards dos respectivos certames (na página inicial do site nossorumo.org.br), nos respectivos “editais de abertura” e dentro da área logada do candidato (na seção “cronograma” de cada inscrição).

Esqueci minha senha, e agora?
Você pode redefinir sua senha ou entrar em contato com a nossa central de atendimento. Para redefinir sua senha basta clicar no botão “minha área” (canto superior direito), acessar o link “redefinir senha” e seguir os passos solicitados pelo sistema.


Como redefinir a senha?
Basta clicar no botão “minha área” (canto superior direito), acessar o link “redefinir senha” e seguir os passos solicitados pelo sistema.


Qual o requisito de senha no sistema?
Nosso sistema exige que a senha possua ao menos 6 caracteres. No entanto, caso os usuários queiram um nível maior de segurança, é sugerido que as senhas possuam, no mínimo: 1 letra maiúscula, 1 letra minúscula, 1 caractere especial e 1 número.


Por que ter uma senha?
A senha é um recurso do sistema para trazer mais segurança aos candidatos, garantindo acesso individual e sigilo dos seus respectivos dados e informações.


Preciso criar uma senha para cada inscrição que realizo?
Só é necessário ter uma senha, na qual será usada para acessar a área logada do candidato. Uma vez dentro dessa área, a pessoa consegue transitar por todas as suas inscrições.